• VTEM Image Show
 

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades no seu e-mail!

Cadastre-se em nossa Newsletter
Insira seu Nome (*)

Por favor, insira seu nome.
Insira seu E-mail (*)

Endereço de e-mail inválido.



 

O Lar Vicentino hoje

Por mais força de vontade que tenhamos, precisamos de ajuda. Um pouco de muitos, conseguiremos não só resolver nossa situação atual, como também aumentar ou dobrar a capacidade de ajudar mais idosos que estão expostos à penúria, abandono e à violência física e moral, onde perdem toda autoestima e vontade de viver. Sua empresa  e seus colaboradores podem fazer a  diferença no mundo, dando o exemplo de cidadania e amor para com seu próximo.

Ainda há muito a se fazer,  além da luta diária para manter a qualidade e as necessidades de nossos 40 idosos.

Nossa meta é sermos sustentáveis, para que num futuro próximo, possamos aumentar ou dobrar a capacidade de idosos a serem atendidos no Lar Vicentino.

Esperamos conseguir ajuda e apoio para mantermos essa obra, concretizando assim o sonho, não apenas nosso, mas também dos mais de 100 idosos que aguardam uma vaga no Lar Vicentino.

 

Missão

O ano de 1972 testemunhou a fundação de nossa entidade filantrópica, até hoje destinada a atender idosos em situação de vulnerabilidade social ou abandono. Abrigamos 40 internos e a população mantenedora é da zona leste paulistana, onde estamos instalados.

Somos mantidos através de doações, além de recebermos ajuda, especialmente, através de eventos beneficentes realizados durante todo ano por centenas de voluntários abnegados que acreditam e são solidários à causa, pela seriedade do nosso trabalho sem fins lucrativos.

Queremos expandir o nome do Lar Vicentino e de nosso trabalho para outros bairros da capital.

 

Reconhecimento

O Lar Vicentino é reconhecido como uma instituição modelo pela Vigilância Sanitária, além de outros órgãos municipais, estaduais e federais, quanto ao cuidado e tratamento de idosos, o que muito orgulha seus voluntários, colaboradores e diretoria.

O Lar Vicentino é reconhecido como uma instituição proba por todos que ajudam, como os associados colaboradores, voluntários e comunidade, pela lisura, credibilidade e responsabilidade no gerenciamento das doações recebidas.

Não adianta só parecer ter idoneidade, é preciso ter idoneidade.

 

O que oferecemos aos nossos 40 idosos

Os moradores de nossa casa são assistidos com muito carinho e respeito. Recebem vestuário digno, confortável e absolutamente asseado. Diariamente, seis refeições são ministradas por profissionais de nutrição e durante 24 horas, nossos idosos têm medicamentos, assistência médica, psicológica e social, além de um corpo de enfermagem que reúne profissionais competentes e qualificados.

 

Manutenção

As despesas de manutenção da casa, sempre apresentadas de forma transparente, reúnem aquisição de alimento, remédio, produtos de higiene e limpeza, roupas de cama, mesa e banho, fraldas geriátricas (cerca de 1200 unidades por semana), energia elétrica, água, luz, telefone, salários e encargos sociais. A demanda exige recursos financeiros mensais em torno de R$85mil, o que dá em torno de R$ 2.000,00 o custo de cada idoso para o Lar Vicentino.

 

De onde vem os recursos financeiros

O Bazar Beneficente.

Ajuda no sustento de nossa entidade. É formada pela doação de roupas, calçados, moveis, eletrônicos diversos e utensílios domésticos

 

Associados Colaboradores Mensais

Outra fonte de renda ocorre através das doações mensais em espécie, e temos as seguintes formas de recebimento: retiradas por motoqueiro, depósito em conta ou diretamente na secretaria do Lar Vicentino.

Todas as doações, são obrigatoriamente acompanhadas de recibos detalhados.

Temos em torno de 1000 associados colaboradores mensais que acreditam na causa e nos ajudam mensalmente com a quantia que podem.

 

Salão de Festas

Promovemos atividades culturais, almoços, bingos e bailes beneficentes, fundamentais para colaborar com a receita mensal. Para realizá-los, usamos um espaço físico de 400m² limitado e deteriorado, exigindo reformas e ampliações com máxima urgência. O projeto da nova construção está pronto e buscamos recursos para execução.

 

Festa das Nações

Sempre realizada na primeira quinzena de julho, é a maior festa cultural e familiar de Ermelino Matarazzo.

As barracas representam 14 países com respectivas comidas, bebidas, trajes típicos e shows folclóricos e uma barraca das artes.

É oficialmente reconhecida nos calendários municipal e estadual. Mais de 700 voluntários colaboram, e recebemos cerca de 25 mil pessoas em dois dias.

Festa das Nações:


Palavras de um dos idealizadores da Festa das Nações:


Parceria Prefeitura

Dispomos de serviços  de FISIOTERAPIA e FONOAUDIOLOGIA, conveniado com a  secretaria Municipal de  SAÙDE, aberta a comunidade, atendendo gratuitamente cerca de 200 pacientes por mês

 

Empréstimos de Materiais

O Lar Vicentino faz uma ação importante para a população menos favorecida, empresta - sem tempo de devolução - os seguintes produtos:

  • Cadeira de Rodas                           Cadeira de Banho
  • Muletas                                        Camas hospitalares
  • Bengalas


Palestra para conscientização dos Jovens sobre idosos

Estamos preparando uma palestra de aproximadamente 90 minutos para conscientizar nossos jovens sobre os cuidado, respeito, amor e atenção para com os idosos. Diversos profissionais estão envolvidos na montagem dessa palestra:

                 CUIDAR, AMAR E LEMBRAR, DE QUEM NUNCA DEVE SER ESQUECIDO, OS SEUS E OS NOSSOS IDOSOS,                                                                           PORQUE AFINAL DE CONTAS, UM DIA VOCÊ VAI SER UM, SE DEUS AJUDAR.

Essa palestra fará com que os jovens sintam na pele os problemas enfrentados pelos idosos. Serão usadas próteses e outros materiais para simular as dificuldades que os idosos vivenciam.

 

Cuidados Médicos

Há um profissional médico na instituição, com contrato de 10 horas semanais, que atende às emergências e realiza avaliações periódicas de cada idoso, com solicitações de exames complementares, encaminhamento a especialistas e alterações nas prescrições médicas quando necessário.

Quando há necessidade de atendimento emergencial que não possa ser realizado na instituição devido aos recursos limitados de que dispomos o interno é imediatamente levado ao hospital mais próximo.

A internação hospitalar eletiva não é indicada pelos profissionais da Instituição. A internação emergencial é indicada e realizada pelos profissionais do pronto atendimento hospitalar. Quando um dos internos encontra-se em internação hospitalar é selecionado um profissional de nível médio responsável pelas visitas e acompanhamento diário do quadro.

As consultas com especialistas são agendadas nos SUS e todos os internos são levados nas datas, horários e locais indicados.

 

Cuidados Psicológicos

Há um profissional de psicologia na Instituição que faz os seguintes trabalhos:

Atendimento individual   ou em grupo para orientação e apoio;

Trabalhar a integração dos idosos  recém-chegados;

Manter  a autoestima dos idosos institucionalizados;

Promover a manutenção  dos vínculos familiares dos idosos;

Desenvolver  atividades em grupo para trabalhar  aspectos cognitivos, a autonomia  e a socialização;

Favorecer a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência;

Trabalhar temas que sejam do interesse dos idosos   e que estimulem a memória, a atenção, a linguagem, o raciocínio, a criatividade, dentre outras funções, respeitando suas limitações e escolha;

Orientação e apoio para resolução de conflitos e/ou situações emergenciais tanto com os idosos, equipe e direção;

Favorecer o desenvolvimento de atividades conjuntas com pessoas de outras gerações;

Supervisão de estagiário dos estudantes de Psicologia na instituição;

Ministrar  Treinamento e/ou  Palestras  à equipe ou comunidade quando for necessário;

Compromisso ético com a prevenção e a promoção da saúde mental do idoso, compreendendo o processo do envelhecimento.