• VTEM Image Show
 

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades no seu e-mail!

Cadastre-se em nossa Newsletter
Insira seu Nome (*)

Por favor, insira seu nome.
Insira seu E-mail (*)

Endereço de e-mail inválido.



 

Festa das Nações

A tradicional Festa das Nações é realizada sempre na primeira semana de julho de cada ano, na Avenida Paranaguá – Largo 1º de Maio – Ermelino Matarazzo – São Paulo – SP.

Esta festa, voltada às famílias, é considerada um evento oficial do calendário da Cidade e do Estado de São Paulo. Durante o evento, que atrai nos dois dias de realização pessoas de todos os bairros e vilas de nossa região, podem ser consultadas a história de cada país através de fotos, documentos, comidas, trajes típicos e atrações de músicas de cada um dos países que compõem a festa. Milhares de pessoas comparecem durante os dias do evento para degustarem os mais deliciosos quitutes de diferentes países preparados pelos mais de setecentos voluntários participantes.

 

Festa Cultural

A Festa das Nações é um fomento à cultura e ao conhecimento das particularidades de cada um dos 14 países representados. Além das apresentações das danças típicas no palco e das vestimentas e culinárias expostas nas barracas de todas as nações ali exibidas, os visitantes poderão ainda conhecer e comparar os países através de seus principais indicadores demográficos, sociais, econômicos e ambientais. Para tanto, as equipes de cada uma das nações preparam e expõem “banners” nas dependências de suas barracas que permitem consultas diversas.

É importante destacar que diversas escolas da região solicitam aos seus alunos que façam pesquisas relacionadas às peculiaridades e culturas dos países, para que sejam apresentadas em seus trabalhos escolares.

 

Qualidade e Segurança

Não é de hoje que a Festa das Nações de Ermelino Matarazzo é considerada uma das melhores Festas de Rua da cidade de São Paulo. Além da qualidade dos produtos oferecidos pelos expositores, o capricho na decoração e vestimentas dos voluntários, o evento proporciona aos seus visitantes uma sensação de organização e segurança inigualáveis.

Com diversos alvarás que autorizam a realização da festa, há que se destacar que dezenas de voluntários de todas as equipes participam anualmente do treinamento de Formação de Brigada de Incêndio, o que os capacita em atitudes prevencionistas e os fazem aptos para atuarem em eventuais situações de emergência durante o evento. O curso atende às determinações do Corpo de Bombeiros e é parte integrante dos documentos a serem apresentados para a obtenção do alvará de funciomanento da Festa das Nações.

Quanto ao cuidado e higiene com o preparo dos produtos oferecidos aos visitantes, também passam por treinamento outras dezenas de voluntários, que são habilitados pela Vigilância Sanitária através de treinamento específico, que trata sobre as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Este curso visa garantir que o alimento seja seguro para o consumo, e é ministrado pela Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo.

 

Vistantes Ilustres

Outra fato relevante é a possibilidade que nossos beneficiários (idosos acolhidos pelo Lar Vicentino, abandonados pelos familiares e carentes) tenham também o acesso à festa, para que possam, além de apreciarem a cultura e gastronomia das nações, ter um contato com o público e voluntários. Esses momentos lhes proporcionam a verdadeira sensação de afetividade e a certeza que existem muitas pessoas que ainda os amam.

 

O Lar Vicentino, entidade beneficente de promoção humana, se orgulha de poder também promover a cultura dos povos à população da nossa região e, por mais este motivo, se faz conhecer melhor e tem a possibilidade de divulgar o seu trabalho, tão importante para as pessoas carentes e abandonadas.

 

Venha prestigiar esta festa e, assim, ser colaborador de uma grande ação de cidadania. Traga seus familiares e amigos. Todos serão recebidos e atendidos com qualidade e simpatia.

Vale a pena conferir!

 

O LAR VICENTINO abre as suas portas para esclarecer quaisquer dúvidas no seu endereço: Rua Ovídio Lopes, 253 – Ermelino Matarazzo – São Paulo – SP - Fone (11)2546-5682 ou no correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Links da 23a festa das nações que aconteceu nos dias 19 e 20 de julho de 2014

Festa das Nações


Palavras de um dos idealizadores da Festa das Nações